Data: 05/06/2024
Objetivo
Saúde e bem-estar
Relacionar os número com as quantidades e encaixar na forma correta.
Acadêmicas: Oracina e Elisângela.
Nossa inspiração é um quebra cabeça em que a criança irá montar relacionando o número com a quantidade de desenhado nas outras peças. O material é mdf, com o desenho dos números e das quantidades, ele pintado e o número e os desenhos com cores diferentes, o material será impermeabilizado. O quebra cabeça será composto por nove peças, e as peças serão encaixar de duas em duas apenas.
Nesse jogo a criança vai utilizar atenção,
concentração, percepção, conhecer os números, observando as quantidades, e a forma do
encaixe que é diferente de uma peça para outra.
Gostei desse jogo pois é muito importante para ampliar o conceito de número e estabelecer sua relação com as respectivas quantidades, trabalhando e reconhecendo números de forma concreta e lúdica.
Bem interessante, pois faz a ligação do conceito do número com as quantidades em si. Trazendo um sentido concreto a quantidade, já que muitos alunos só decoram os números e não associam seu valor de referência a quantidade que ele significa.
O jogo de quebra-cabeça dos números parece ser uma ótima maneira de envolver crianças em atividades educativas e divertidas ao mesmo tempo. A abordagem de relacionar os números com as quantidades ajuda a reforçar conceitos matemáticos básicos de uma forma prática e visualmente estimulante.
Que ideia bacana pois trabalhar com conhecer e reconhecer os números, quantidades tudo isso ao mesmo tempo. Acredito que pode ser bem atrativo aos praticantes pois além de trabalhar a questão matemática, concentração e percepção onde tem que encaixar as formas. E também podendo nas quantidades colocar algum tema como: Animais, cores, formas geométricas e entre outros.
muito bom para o reconhecimento de números e quantidades
Sou aluna do Curso de educação Especial achei idéia muito criativa, porém pode ser adaptada em alto relevo para deficientes visuais.
Muito bom para trabalhar raciocínio e assimilação de formas e números, pode ser no formato de pizza também
A ideia é muito interessante, uma outra edeia seria em uma parte por os numeros, ex 2+2, 3+2, e as outras partes o resultados, o jogador somaria e encontraria a outra parte do resultado.
Além de promover o aprendizado dos números e das quantidades, esse tipo de jogo também estimula o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção e da concentração das crianças. É uma forma divertida e eficaz de introduzir conceitos matemáticos básicos de forma prática e interativa.
Gostei da ideia do jogo pois trabalha com o componente curricular de Matemática de forma lúdica que pode ser utilizado com crianças pequenas estimulando o raciocínio. O material pode ser feito em papelão e ser plastificado para ser higienizado.
A ideia do quebra-cabeça numérico da Oracina e Elisângela é fantástica! Uma ferramenta lúdica e educativa que auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades essenciais para as crianças. Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora sugiro que os número e objetos tenham diversas textura para atender o público com deficiência visual.
Maria Eduarda curso de educação especial. Achei uma ideia legal pois trabalha a associação de número e quantidade de uma forma divertida. Gostei da ideia do material, pois é de fácil manuseio.
Estudante de Ed especial, muito prática a maneira de trabalhar números e quantidades.
Interessante porém temos que pensar em um material mais resistente, utilizar também formas mais coloridas na qual chamem atenção da criança.
Achei o material prático e ecológico.
Adorei o jogo! Através dele as crianças estimulam a atenção e concentração, aprimorando também a coordenação motora e a relação de números e quantidades.
Sou Jocielen, psicóloga da equoterapia chaleira preta. Achei ótima a atividade, como contribuição acredito que as peças podem ter texturas diferentes além dos formatos, tanto as com número quanto as com os desenhos.
Olá, eu sou a Natacha, estudante de Ciências Contábeis, faço parte do projeto Brinequo e sou Bolsista Uniedu. Que bacana! Além de divertir, ele desenvolve a atenção, concentração, percepção e o conhecimento dos números e quantidades, tornando o aprendizado uma experiência divertida.