Detalhes da ideia
Criação de rodas de conversa e estágios.
No processo de ideação, é relevante a participação de todos os envolvidos na inovação aberta, ou seja, tanto de funcionários, como de possíveis clientes e interessados no ramo, e universitários. Sendo assim:
a) Clientes: O público sempre tem dicas de como o serviço pode melhorar, mesmo que ele já esteja bom. Sendo assim o incentivo à rodas de conversa com temas pré-definidos (como, design automobilístico e tecnologias integradas), podem auxiliar no encontro de uma futura implementação resolutiva, que se alinhe às necessidades dos clientes. Nas rodas de conversa, é interessante existir um responsável para anotar os possíveis insights, que podem trazer à tona a finalização do processo de inovação aberta.
b) Universidades: Os universitários estão sempre em contato com o conhecimento e inovação. É interessante que os cursos envolvidos com o ramo (um exemplo, a engenharia mecânica e elétrica), tenham a oportunidade de estagiar na empresa e auxiliar nos processos de inovação, pois muitos universitários conseguem facilmente identificar erros nos processos diários e acabam dando sugestões de melhorias e trazendo insights para a empresa. É importante salientar que para dar oportunidade de estágio, é necessário que os funcionários estejam abertos à novas ideias e tenham a habilidade de ensinar.
Comentários