Data: 08/06/2024
Objetivo
Saúde e bem-estar
Vamos brincar de matematicalizando?
Através do bingo educativo, propomos o desenvolvimento da aprendizagem da matemática por meio lúdico, e assim desenvolvendo outras esferas do individuo como: percepção visual, interação social, coordenação motora, raciocínio lógico, concentração e memória.
Sendo o jogo feito em papelão ou caixa de ovos vazias, e envoltos de folhas A4 coloridas para formulação da cartela numérica, sendo um jogo multietário, podendo ser utilizados e, crianças, adolescentes e idosos, mudando apenas a aplicação aderindo com o nível de dificuldade que o grupo necessita.
Materiais:
Será realizado em uma chapa de papelão de 1x0,56m.
Folhas A4 coloridas.
Fósforos.
Cola.
Cubo.
Caixa de ovos vazia.
Para melhorar ainda mais, seria interessante incluir estratégias para avaliar o progresso e a compreensão matemática dos participantes, garantindo que o jogo atenda plenamente aos objetivos educacionais propostos.
Maria Eduarda curso de Educação Especial. Gostei da ideia do bingo matemático, pois ele trabalha várias áreas de desenvolvimento, tornando o aprendizado de matemática mais divertido e interativo.
O aprendizado fica muito divertido e envolvente desta forma, até mesmo uma interação social com os colegas.
Não consegui compreender como se joga. E pensando na questão do material, é legal por ser alternativo, mas não é passível de Higienização.
Gostei do bingo educativo pois trabalha com o componente curricular de Matemática de forma interativa e divertida. Uma sugestão seria plastificar as cartelas para poder ter uma durabilidade.
Sou aluna do curso de educação especial. A ideia e legal . Porém não é possível higienização.
Interessante, pode-se trabalhar matemática e letras e outras formas geométricas
Olá Jessica, sou Cristina, porfessora do curso de Ed especial do campus Jlle. Um bingo é classico, então tem tudo para virar sucesso. vamos aguardar suas materializacão.
Letícia Benkendorf aluna do curso de Educação Especial, além de toda aprendizagem que o jogo propõe, ele é de fácil confecção. Achei muito interessante.
Legal porém é Interessante pensar em um material mais resistente e lúdico e sensorial.
Muito bom para trazer a lógica matemática para realidade dos alunos.
Oracina Educação Especial Univille, não consegui compreender como funciona esse jogo.
É uma proposta bastante interessante que utiliza o bingo educativo como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem da matemática de forma lúdica e envolvente.
Interessante pensar na durabilidade destes materiais e higienização dos mesmos.
Sou Elisângela aluna do curso da Educação Especial Um idéia bem legal bingo sempre e divertido
A utilização de elementos lúdicos, como as cartelas coloridas e a dinâmica do jogo, torna a atividade mais motivadora e envolvente, incentivando a participação dos jogadores, por esse motivo deve ser pensado em cartelas com estilo visual.
Olá, eu sou a Natacha, estudante de Ciências Contábeis, faço parte do projeto Brinequo e sou Bolsista Uniedu. Gostaria de destacar nosso bingo educativo, que visa desenvolver a aprendizagem da matemática de maneira lúdica. Feito com materiais simples como papelão e caixas de ovos, é adaptável para crianças, adolescentes e idosos, ajustando-se ao nível de dificuldade necessário para cada grupo. É uma forma divertida e eficaz de promover a educação inclusiva.
O aprendizado da matemática através de jogos, torna mais fácil a apropriação desse conhecimento. Aprender brincando é sempre melhor. Só não consegui compreender como o jogo irá acontecer pois pela descrição envolve socialização. Ficará disponível em uma sala de espera para a sessão de equoterapia? Onde algumas crianças se encontram num mesmo horário?
Olá, me chamo Fabilene, sou do curso de Artes Visuais e faço parte do projeto Brinequo através do Uniedu. Gosto da ideia e tornar a aprendizagem mais dinâmica e divertida, gostei principalmente da possibilidade de ajustar a dificuldade do jogo de acordo com a necessidade. Mas senti falta de uma breve explicação sobre como o jogo funcionará. Além disso acredito que seria interessante trabalhar com materiais mais resistentes e que suportem limpeza, assim aumentará sua durabilidade.