Data: 08/06/2024
Objetivo
Saúde e bem-estar
Estimular o aprendizado e senso competitivo dos alunos de forma lúdica
PERSONA:
Marcos, 40 anos, morador de Rio Negrinho, casado e pai de dois filhos, trabalha como auxiliar de produção em uma empresa de médio porte. Ele relata que abondonou os estudos no ensino fundamental para ajudar seus pais no trabalho. Buscou voltar a estudar pois seu maior sonho é dar um futuro melhor para sua família, porém encontra alguns desafios e obstáculos nesse caminho, um deles é o preconceito por conta de estar estudando nesta idade e o outro é o desafio diário de trabalhar integral, cuidar da casa e dos filhos e combinado com isso ainda estudar. Todavia a sua confiança de estar pronto para começar tudo novamente é alta, ele busca a aprendizagem da leitura e da escrita e gosta muito de conversar e compartilhar suas experiências de vida.
TABULEIRO DA MULTIPLICAÇÃO:
O jogo consiste em um tabuleiro com vários números, e duas roletas com os números de 1 até 10, no meio das roletas é incluso o X (indicando o sinal de multiplicação), o jogo é composto por dois jogadores, onde cada um recebe tampinhas pets de uma cor. Ao iniciar o jogo cada jogador deve girar as duas roletas, onde o número que parar as roletas, irá ter que fazer o cálculo, ou seja a multiplicação dos números , ao acertar o número o jogador pode colocar a sua tampinha pet sobre o número que deu de resultado sobre o tabuleiro. Ganha quem terminar de colocar todas as suas tampinhas pets sobre o tabuleiro.
O intuito do jogo será praticar e treinar cálculos de multiplicação, assim como raciocínio rápido e gerar interação.
Que ideia divertida e educativa! Esse jogo parece ser uma ótima maneira de praticar cálculos de multiplicação de forma lúdica e interativa. Além disso, ao envolver a competição saudável entre os jogadores, ele estimula o raciocínio rápido e a interação social. A utilização de tampinhas pets como marcadores também é uma forma criativa de reutilizar materiais e promover a consciência ambiental. Tenho certeza de que esse jogo pode ser muito útil para o aprendizado das crianças e até mesmo para adultos que desejam aprimorar suas habilidades matemáticas.
Maria Eduarda curso de educação especial. A proposta de aprender cálculos dessa forma lúdica é realmente legal. Além disso, a utilização de materiais reciclados não só promove a sustentabilidade, como também estimula a criatividade.
Interessante proposta. Talvez pode ser acrescentado todas as operações, para não limitar a um uso apenas.
Letícia Benkendorf curso de Educação Especial, oferecer uma abordagem lúdica e inclusiva para a prática de conceitos matemáticos, tal como a multiplicação é muito interessante.
Muito divertida e diferente a forma de praticar a multiplicação.
Muito bom, trabalhar multiplicação de forma lúdica para fixar melhor o conteúdo, pode ser trabalhado também outras formas de cálculo como, soma, divisão e subtração
A ideia de trabalhar com a multiplicação em forma de jogo foi bem interessante, pois esse jogo proporciona uma forma das crianças jogarem e aprenderem ao mesmo tempo.Gostei também pois os materiais são de fácil acesso para todos, pois são recicláveis.
Sou aluna do curso de educação especial. Acho que será bem aceito para esse público proposto. Parabéns.
Gostei do jogo mas fiquei pensando como encaixar ele na equoterapia. Na tua ideia você pensou em jogar fora da arena? Talvez possa dar certo fazer o jogo como um banner fixado numa parede da arena, então o praticante pode jogar em cima do cavalo e as tampas pets podem ser fixadas com velcro... Fazer uma arte com cavalos ou natureza podem tornar mais atraente também. Mas dou os parabéns por ter pensado em uma prática que envolva a matemática, acredito que essa área é deixada de lado muitas vezes e trabalhar com ela é muito importante!
Muito legal esse jogo. Mas acredito que será legal para público de altas habilidades ou crianças e adolescentes típicos pois a multiplicação é uma operação bem difícil de ser praticadas por crianças atípicas. Gostei bastante do jogo.
Sou Evana Rocha do curso de educação especial. Essa proposta é uma idéia criativa de trabalhar calculos matemáticos com os alunos pois estimula o raciocínio lógico de forma competitiva entre os participantes
Sou aluna do curso de Educação Especial. Muito legal a sua ideia, acredito que será um jogo que vai demandar bastante atenção mais vai gerar muito aprendizado. Uma sugestão é adaptar para a realização das outras operações matemáticas.
Olá Mireli, prof. Cristina, da ed. especial( campus Joinville). Sua proposta é interessante e traz, para o aprendizado matemático um material diferenciado que é a roleta. Vamos aguardar seu avanço na materialização do trabalho.
Muito bom, esse jogo pode ser devolvido em grupos ,assim há um ampla área de desenvolvimento.
O jogo do Tabuleiro da Multiplicação parece ser uma ferramenta muito interessante para estimular o aprendizado e o senso competitivo dos alunos de forma lúdica. A proposta de utilizar tampinhas pets como marcadores adiciona um aspecto divertido e sustentável ao jogo, além de ser uma maneira criativa de reutilizar materiais.
É uma forma criativa e interativa de praticar a multiplicação, envolvendo elementos como roletas, números e tampinhas pets. Ao girar as roletas e multiplicar os números resultantes, os jogadores são desafiados a realizar cálculos mentais e a aplicar seus conhecimentos matemáticos de forma prática e divertida.
Muito interessante, pois as tamanhas pet trarão o concreto da multiplicação, pois fica muito intuitivo sem elas.
Sou a Beatris Davi (aluna do curso de EducaçãoEspecial na instituição Univille) A combinação de elementos visuais (tabuleiro e tampinhas coloridas), manipulação de objetos (roletas) e a necessidade de realizar cálculos matemáticos torna o jogo uma ferramenta lúdica e eficaz para crianças e adultos. É importante que o jogo seja utilizado de forma adequada à idade e ao nível de conhecimento dos jogadores, evitando frustrações e desmotivação. A ideia é de grande potencial.
Sou Elisângela aluna do curso da Educação Especial Muito bom o jogo mas talvez trabalhar multiplicação com criança com altas habilidades
Olá, eu sou a Natacha, estudante de Ciências Contábeis, faço parte do projeto Brinequo e Bolsista Uniedu. Adorei a ideia, principalmente por combinar materiais recicláveis com a estimulação da matemática.