Detalhes da inspiração
Plataforma colaborativa de relacionamento com os consumidores
A colaboração com fornecedores e universidades, no desenvolvimento de P&D, já é uma prática utilizada por outras empresas da indústria automotiva. Algo um tanto inédito, especialmente para essa indústria, é a ampla colaboração com o usuário final. Esses achados sinalizam uma mudança, mesmo que ainda experimental, de maior participação do consumidor na cocriação de novos produtos.
A transição de um modelo mais fechado, em que o foco recai demasiadamente no desenvolvimento a partir de recursos internos, para um modelo mais aberto, em que as interações com o ambiente externo passam a ser mais frequentes, sinalizam novos caminhos para a P&D de novos produtos. Os clientes finais são uma fonte pertinente para os processos de inovação aberta, pois reduzem significativamente a chance de fracasso no lançamento de novos produtos.
No caso da BEST CAR, a empresa poderá mediar através de uma agencia que exercerá a função de broker, intermediando a relação com o consumidor no levantamento de ideias, na cocriação de conceitos e nas decisões sobre itens e componentes para o produto final. Através da plataforma seus usuários podem compartilhar suas ideias e expectativas com relação aos veículos, tornando o consumidor mais ativo no processo de cocriação de novos produtos e serviços. Será por meio da interação com potenciais clientes que a BEST CAR poderá inovar seus produtos e desenvolvê-los com mais eficiência.
Comentários