Data: 08/06/2024
Objetivo
Saúde e bem-estar
Auxiliar de uma forma didática e divertida a solucionar problemas básicos de matemática
PERSONA:
Marcos, 40 anos, morador de Rio Negrinho, casado e pai de dois filhos, trabalha como auxiliar de produção em uma empresa de médio porte. Ele relata que abondonou os estudos no ensino fundamental para ajudar seus pais no trabalho. Buscou voltar a estudar pois seu maior sonho é dar um futuro melhor para sua família, porém encontra alguns desafios e obstáculos nesse caminho, um deles é o preconceito por conta de estar estudando nesta idade e o outro é o desafio diário de trabalhar integral, cuidar da casa e dos filhos e combinado com isso ainda estudar. Todavia a sua confiança de estar pronto para começar tudo novamente é alta, ele busca a aprendizagem da leitura e da escrita e gosta muito de conversar e compartilhar suas experiências de vida.
JOGO DA MEMÓRIA:
O jogo consiste em utilizar cartas, onde parte delas possui problemas matemáticos e a outra parte seus resultados, para jogar é necessário que as cartas fiquem viradas para baixo, e um jogador vire uma das cartas e tente encontrar o seu par, ou seja o problema matemático ou o seu resultado. Como o jogo é voltado para um público que está nas fases iniciais do ensino matemático, os problemas matemáticos serão compostos por adição, subtração, multiplicação e divisão.
O intuito do jogo será ajudar os alunos a praticarem e treinarem cálculos de matemática e exercitarem a memória, assim como promover um espaço de interação entre o grupo.
Muito legal a utilização dos cards, assim ambos conseguem trabalhar vários aspectos pessoais contribuindo para aprendizagem de forma autônoma.
A junção de número e seu conceito de quantidade em imagens é muito válido, para a associação de ambos.
Bom para trabalhar memória, raciocínio e assimilação, pode ser trabalhado vários tipos de formas
Maria Eduarda curso de educação especial. Trabalhar operações matemáticas utilizando o jogo da memória é uma abordagem divertida e eficaz para o aprendizado. Uma ideia interessante é apresentar os resultados com números e desenhos ilustrando as quantidades, tornando a atividade mais visual
Sugiro que você pense em cartas mais atraentes e visuais com ilustrações coloridas, personagens simpáticos e designs criativos. A ideia é muito boa.
Muito legal trabalhar o raciocínio da criança ou de quem for jogar.
Muito legal trabalhar o raciocínio da criança ou de quem for jogar.
Dica: inclua diversidade de estímulos sensoriais e personalize as atividades para atender às necessidades individuais dos participantes.
Sou aluna do curso de educação especial. Gostei.Trabalha o raciocínio rápido. Ajudando no dia a dia.
Importância de trabalhar problemas ,cálculos , interpretação na qual irá desenvolver processo do raciocínio.
Sou aluna da educação especial. O jogo é de fácil compreensão, e permite adequar os níveis de dificuldade.
Sou Oracina Cabral Garcia da Educação Especial da univille, esse jogo da memória é bem interessante podendo usar associação concentração e memorização.
A ideia do jogo da memória utilizado associação por quantidade de imagens foi interessante pois é um material que pode ser confeccionado com papel ou papelão.
Além disso, ao trabalhar com a memória, o jogo promove o desenvolvimento cognitivo, ajudando os alunos a reter informações e aprimorar suas habilidades de concentração e memorização.
Sou aluna do curso da Educação Especial Um jogo simples mas eficaz
Olá, eu sou a Natacha, estudante de Ciências Contábeis, faço parte do projeto Brinequo e Bolsista Uniedu. Adorei a ideia, sugiro fazer com papel mais resistente e plastificado, assim a pessoa tbm poderia optar para realizar o cáculo e anotar no próprio card (podendo apagar facilmente).
Ótima ideia de jogo! Assim será possível aprender por meio da brincadeira e do contato com os colegas. Seria interessante incluir nas cartas além dos números, algumas figuras já conhecidas por eles, dessa forma irão relacionar a matemática com seu cotidiano.