Data: 07/08/2023
Objetivo
Saúde e bem-estar
O desafio visa criar e viabilizar artefatos para estímulos cognitivos e motores dos idosos
Jogo de perguntas e respostas com temática retrô
Uma nova forma de jogar futebol com botões.
Adaptação de um jogo desafiante e divertido!
Atividades motoras individuais ou em grupo para pessoas 60+
Jogo de palavras
Sinuca de mão
Conciliar a atividade física e cognitiva de uma forma dinâmica
Jogos, atividades
Trazer dois jogos que já estão inseridos no universo lúdico do público 60+ e mistura-los, afim de criar algo novo. Fazendo assim, um jogo novo, com conceitos e peças clássicas.
Nosso grupo escolhido foi o DESAFIO 60+ tendo como foco idosos do projeto MATURA que é realizado na Univille e tem por foco a interação dos idosos com pessoas da mesma faixa etária. Escolhemos esse projeto pensando em jogos para estimular as lembranças, memórias, espírito competitivo e socialização dos mesmos.
Um jogo de 2 a 4 jogadores que estimula a coordenação motora, estratégia e interação social. O objetivo do jogo é encaçapar as bolas predeterminadas, com auxílio das mãos.
Este projeto visa criar um brinquedo tátil que desafia pessoas com mais de 60 anos a identificar objetos apenas pelo toque, promovendo a estimulação sensorial.
Buscamos ideias de jogos que estimulem a concentração, o raciocínio, a coordenação motora, a atenção, a psicomotricidade, a identificação de cores ou figuras, a habilidade viso-motora, a socialização dentre outras habilidades
Super trunfo com pessoas influentes da geração 60+
Adaptação do jogo super trunfo, para pessoas 60 +, fazendo referencias a personalidades famosas da época dessas pessoas. Com o objetivo de despertar memorias afetivas
Jogo de cartas com dicas e imagens para adivinhar
Jogo inspirado no jogo Dobble
pensar e agir
Simplificar a sinuca, na tentativa de torná-la mais acessível para quem possui limitações físicas ou motoras
Ideação do projeto do jogo de tabuleiro
Até 4 participantes disputam para ficar sem peças por primeiro em seu campo.
Uma caixa com objetos e texturas diferentes com elementos de uma história. Os jogadores podem explorar a caixa, pegar um objeto e criar uma narrativa com base no que sentem.
Bocha feita em um tabuleiro, para pessoas 60+
O tabuleiro do jogo é colorido e possui um caminho em espiral que representa a jornada para a vida saudável. Os jogadores se movem pelo tabuleiro, tentando alcançar o centro da espiral, que simboliza o bem-estar. O caminho é intercalado com casas coloridas que representam desafios e exercícios que os jogadores devem realizar quando pousam nelas. Esses desafios incluem alongamentos, polichinelos, agachamentos e outros exercícios simples.
Jogo de cartas para pessoas idosas baseado no jogo perfil
Será elaborado um jogo de cartas inspirado na dinâmica de Gartic, sendo considerados níveis de complexidade para que seja estimulada a competitividade entre os jogadores e que atenda as mais diversas necessidades físicas e mentais.
Mesa de sinuca adaptada
Após todo o processo de desenvolvimento a caixa foi criada com o intuito de estimular a criatividade, juntamente com o sentido do tato dos 60+
Foi desenvolvido um jogo de cartas para o público 60+, trabalhando a memória e aspectos de nostalgia
Implementação
Tabuleiro que utiliza elásticos para posicionar uma peça dentro do espaço do adversário
O jogo consiste em um baralho de cartas, cada uma delas com uma posição de yoga ou algum exercício físico ilustrado e uma descrição simples das instruções para a postura.
Jogo de cartas que adapta o jogo super trunfo para pessoas 60 +, fazendo referencias a personalidades famosas da época dessas pessoas, com o objetivo de despertar memorias afetivas nos jogadores e criar conversas nostálgicas.
O jogo "Rabisco" foi criado, com tema de objetos do cotidiano e fáceis de desenhar para todos os públicos
Mesa de sinuca adaptada.
De 28/08/2023 a 18/09/2023
De 25/09/2023 a 06/11/2023
De 30/10/2023 a 18/12/2023