Data: 28/11/2022
Objetivo
Indústria, inovação e infraestrutura
Inovação aberta clientes e universidade
Seguindo o modelo de inovação aberta descrito pela imagem:
a) clientes: partindo do princípio que a inovação aberta só ocorre com o desejo de mudança dos indivíduos consumidores, a BEST CAR poderia realizar um levantamento com todos os clientes que consomem seu produto pra saber quais deles teriam interesse em de fato participar do grupo de inovação da empresa. Uma vez tendo o interesse do público em construir coletivamente com a empresa, ouve-se deles quais as principais necessidades e carências que eles enxergam para serem supridas em projetos futuros, entendendo porque eles estão insatisfeitos com o atual modelo e experiência de compra em geral, podendo ser desde o contato inicial com a marca, ou seja, como está a imagem da BEST CAR na mídia (se os valores da empresa se alinham com os princípios da sociedade atual, se é uma empresa comprometida com os clientes e o meio ambiente, entre outras coisas), o próprio contato com o produto (qualidade, impactos sociais e sobretudo ambientais do consumo) ou ainda com a experiência pós compra (atendimento ao cliente, suporte técnico, feedbacks, etc).
b) universidades: as universidades procuram trazer ao aluno toda a parte conceitual da área de conhecimento da qual eles estão estudando, porem muitas vezes não tem recursos ou mesmo profissionais que atuam nas devidas áreas de capacitação para replicar situações reais em sala de aula. Sabendo disso, a BEST CAR poderia estabelecer parcerias com as universidades e servir de incubadora de projetos desenvolvidos dentro destes centros de pesquisa e que tenham ligação com as aplicações da empresa. Com o mundo caminhando para o desenvolvimento tecnológico e seguindo os princípios da indústria 4.0, além de cursos como engenharia mecânica e engenharia automotiva, com notável aplicação com o ramo automobilístico, poderiam receber também alunos dos cursos de engenharia química, engenharia ambiental e sanitária para estudar os impactos ambientais e resíduos gerados no processo fabril; design, marketing, publicidade e propaganda pra estudar a imagem pública da empresa; automação industrial, engenharia de produção e programação buscando integrar e otimizar os diversos setores.