Data: 10/10/2022
Objetivo
Saúde e bem-estar
Jogo de cartas com mini histórias com questões para serem solucionadas e/ou planejadas.
Perfil
Persona:
Osório da Cruz, 79 anos
Seu Osório é aposentado e vive com sua filha e netos no bairro Boehmerwald, em Joinville. Gosta de conversar e de fazer palavras-cruzadas. Aos domingos joga bocha com seus amigos na praça da cidade. Sua família é grande e sempre recebe visitas de parentes mais distantes e de seus amigos, com quem conversa sobre a semana. Seu Osorio também gosta de passear, seja pela cidade ou para outras regiões. Quando está em casa, assiste documentários e canais informativos, como National Geographic e Animal Planet. Adora conversar com seus netos sobre as descobertas dos pequenos e contar curiosidades para eles.
Saúde:
Por conta da idade, seu Osorio costuma esquecer algumas coisas. Mesmo exercitando bastante sua mente e interagindo constantemente com pessoas, as vezes ele perde o ritmo da conversa. Seus movimentos já estão mais debilitados, sendo difícil praticar exercícios ou fazer movimentos exagerados.
Geração de Alternativas:
Cartas "situação", cartas "onde", e cartas "quem":
Há 3 tipos de cartas: Situação, Onde, e Quem. Cada jogador retira uma carta situação, que irá conter uma problemática rotineira (exemplo, "Você está encarregado de preparar uma ceia de Natal"). Caso a carta dite abaixo, pesque também uma carte de Onde e Quem (exemplo, "Na sua casa" e "Sua família próxima").
Cartas com temática fantasiosa:
Uma alternativa para a temática das cartas seria envolver temas mais fantasiosos, num universo fictício, com o intuito de incentivar a criatividade dos jogadores. Exemplos desta temática seria algo voltado a um mundo medieval, ou no espaço sideral, ou um tema de viagem no tempo.
Matriz de decisão:
Cartas "situação, cartas "onde", e cartas "quem": Fácil entendimento, estimula raciocínio, condiz com o repertorio da persona, podem ajudar em situações do dia a dia, promove interação entre participantes.
Cartas com temática fantasiosa: Fácil entendimento, estimula raciocínio, promove interação entre participantes.
Jogo e Regras:
Há 3 tipos de cartas: Situação, Onde, e Quem. Cada jogador retira uma carta situação, que irá conter uma problemática rotineira (exemplo, "Você está encarregado de preparar uma ceia de Natal"). Caso a carta dite abaixo, pesque também uma carte de Onde e Quem (exemplo, "Na sua casa" e "Sua família próxima").
O objetivo do jogador então é encontrar uma solução para o problema apresentado, ditando o que seria necessário para realizá-lo (neste exemplo, uma lista de ingredientes), o que teria que ser preparado (um quarto de visitas, a cozinha, uma mesa para a ceia), e que pessoas seriam convidadas e como (exemplo, "ligar para meu filho e convidar meus netos").
É incentivado um número maior de jogadores, para que seja possível criar um debate para a resolução das situações e a troca de ideias.
Para as cartas de situações, considerando a persona desenvolvida, serão criadas situações envolvendo temas como: viagens, eventos, visitas, família, saúde, tarefas diárias, etc.
Super legal a ideia, estimula o raciocínio e também o diálogo/convívio social com colegas.
Achei bem criativo! Só fiquei um pouco em dúvida sobre o fator competitivo: seria mais um trabalho em equipe, no caso?
Muito legal esta ideia, promove interação entre participantes, ajuda em situações do dia a dia, estimula raciocínio.
Olá, sou a Patricia Bolsista do Uniedu, o jogo incentiva a socialização de uma forma bem divertida e com vários participantes deve ficar bem legal.
Olá, sou bolsista uniedu. Gostei muito do projeto, ele traz uma solução simples para uma coisa rotineira dos idosos, o esquecimento. Nesse formato eles vão conseguir resolver prolemas ate então complicados, de forma autonoma e gerando incentivo em continuar realizando essas tarefas para memoria.
Sou bolsista do projeto e achei a ideia ótima. Seria uma proposta muito boa para eles lidarem com as problemáticas, além de super estimular o trabalho em equipe e o social deles. Parabéns pela ideia!
Muito legal essas cartas situações envolvendo esses temas isso deixa o jogo mais divertido.
Além de que a ideia do debate e troca de opiniões e ideias dos participantes geram uma boa socialização
Olá, sou do curso de Arquitetura e Urbanismo e bolsista do Projeto Brinequo. Achei a ideia muito boa, justamente por estimular o raciocínio e a interação social.
Achei a proposta muito diferente visto que instiga a criatividade e a resolução dos problemas de uma forma coesa, além de um debate entre os participantes.
Olá eu sou a Ana Valmorbida do projeto Brinequo, além de ser super sociável trabalha a imaginação, porem as letras devem ser grandes para facilitar a leitura
Olá! sou a professora Karla, coordenadora do Matura e também participo do projeto Brinequo. Proposta interessante, estimula a conversa, a memória e a resolução de problemas. Senti falta da proposta ser mais visual para ter idéia de como seriam essas cartas
Olá, boa tarde!!! Sou a Raquel, psicóloga do Centro Dia Idoso. Acho que os idosos teriam um pouco de dificuldade para executar esta ideia.
oi, sou bolsista do projeto brinequo. Achei muito criativo, parece uma ótima forma de incentivar o raciocínio e a socialização.
Olá! Proposta bem interessante e estimulante. Uma apresentação com esboços ajudaria a entender melhor como será a solução. A matriz de decisão com pontuação dos critérios/requisitos tb ajuda a chegar na melhor proposta.
Olá, eu sou a Maria Helena sou bolsista do projeto brinequo e aluna do 4º ano de Design de Programação Visual achei muito boa a ideia de estimular o diálogo essa parte de convívio social
Gostei da ideia, creio que esse jogo é para os idosos mais ativos que possam estar entediados.
Muito legal a proposta, estimula a resolução de problemas rotineiros e a interação entre eles.
O jogo de cartas aparenta ser uma ótima forma de manter a família bem unida e revela como diferentes gerações (os mais velhos e os mais novos) lidariam com as situações
Olá, sou bolsista Uniedu/Proesde. Muito legal a ideia, talvez um pouco desafiador, mas de fato muito interessante, creio que seja muito divertido em sua experiência.