Data: 12/09/2022
Objetivo
Saúde e bem-estar
Canastra é um jogo de cartas popular normalmente jogado por quatro pessoas. O objetivo é juntar as cartas do mesmo naipe, e cada carta vale uma certa quantidade de pontos. Faça quantas combinações puder para aumentar sua pontuação total e ganhar do seu oponente.
Regras:
1 Dividam-se em duplas se estiverem jogando com mais de duas pessoas. Um jogo padrão de canastra é jogado com quatro pessoas, embora você possa jogar com até seis pessoas mudando um pouquinho as regras. Os times podem ser divididos tirando uma carta de uma pilha embaralhada. Os jogadores com as cartas mais altas ou baixas formam uma dupla.
2 Embaralhe dois baralhos padrão com os curingas inclusos. Um baralho padrão tem 52 cartas, sem contar os curingas. Isso resulta em 108 cartas no total, pois em canastra os curingas valem. Esse é o número de cartas que você precisa para a maioria dos jogos, incluindo um jogo normal com quatro jogadores.
3 Dê as cartas em sentido horário ao redor da mesa de acordo com o número de jogadores. Selecione um jogador para embaralhar e distribuir as cartas, e depois dar uma de cada vez, começando pela pessoa à esquerda dele. Para um jogo de canastra padrão com quatro jogadores, dê as cartas viradas para baixo até todos terem 11.
4 Empilhe as cartas restantes para formar o monte. As cartas que sobraram se tornarão a pilha da qual os jogadores compram na sua vez. No começo da sua vez, você pode comprar uma carta. Pegue a carta do topo do monte e coloque-a junto com as outras cartas na sua mão. Quando essa pilha termina, a rodada termina depois que o próximo jogador não consiga jogar.
5 Vire a carta do topo para iniciar a pilha de descarte, ou lixo. Coloque essa pilha ao lado do monte, mas primeiro veja qual é a carta. Essa carta deve ser uma “natural”, o que significa que não pode ser uma carta trunfo. Caso ela seja, continue virando as cartas até encontrar uma natural.
1 Pegue uma carta do monte no começo da sua vez se precisar de uma carta nova. A rodada inicia com o jogador à esquerda do carteador e continua em sentido horário ao redor da mesa. Se não quiser a carta do lixo, comece sua vez pegando a que está no topo do monte. Coloque-a na sua mão e pense em possíveis oportunidades de marcar pontos.
2 Pegue a pilha de lixo se você conseguir fazer uma jogada com a carta de cima. Se você tiver interesse na última carta descartada, pegue-a ao invés de comprar da outra pilha. Você só pode fazer isso se puder usá-la na sua jogada e marcar pontos, mas lembre-se de que você também terá que pegar todo o resto do lixo com ela!
3 Comece combinando as cartas em grupos de três ou mais na sua vez. Depois de começar sua vez, procure em sua mão as cartas que pode usar para baixar na sua frente e pontuar. Combinar em canastra significa basicamente juntar cartas do mesmo naipe, possivelmente com algum trunfo. A combinação inicial na sua mão deve ter ao menos 50 pontos antes de você baixá-la. Após essa primeira jogada, você pode jogar qualquer combinação que quiser durante a rodada.
4 Descarte uma carta virada para cima no final da sua vez. Não importa o que você fizer durante sua vez, termine-a descartando uma das suas cartas. Coloque-a virada para cima para que o próximo jogador possa decidir se vai pegá-la ou não na vez dele. Mantenha a pilha de lixo reta para que ninguém consiga ver as cartas anteriores.
5 Bata usando todas as cartas na sua mão. Combine suas cartas restantes ou combine e descarte para “bater”. Quando você fizer isso, não poderá jogar até que a próxima rodada comece com novas cartas, então pense bem nisso! Bater nem sempre é a melhor jogada, principalmente quando você está jogando com um parceiro.
1 Memorize o valor em pontos de todas as cartas do jogo. Para entender o sistema de pontuação, você terá que saber o valor das cartas. Eles não mudam durante o jogo. Jogar as cartas em uma “combinação” na sua vez rende pontos, mas segurar as cartas no final da rodada faz você perder esses pontos.
2 Use 3 vermelhos como uma carta bônus para marcar pontos adicionais. Essas cartas são diferentes das outras e ficam separadas na mesa. Cada 3 vermelho vale 100 pontos. Logo que encontrar um, coloque-o virado para cima na sua frente. Tenha quantos 3 vermelhos você conseguir para um bônus maior.
3 Jogue 3 pretos para impedir que outros jogadores peguem a pilha de lixo. Essa carta “congela” a pilha de descarte, o que dá a você e seu parceiro uma chance de pegá-la na próxima vez. 3 pretos também têm algumas peculiaridades em relação a pontuação que você deve saber:
4 Use curingas e 2 como trunfos para pontuar ou congelar. Pense nessas cartas como substitutas para as que você não tem na mão. Quando você marca pontos combinando ao menos uma trinca do mesmo valor, use um trunfo para substituir outra carta que falta. Essas cartas também permitem que você congele a pilha de lixo para evitar que seu oponente a pegue. Se você fizer isso, vire-a de lado no lixo para indicar que ele está congelado.
5 Faça combinações diferentes para marcar pontos durante o jogo. Há alguns tipos diferentes de combinações para lembrar quando estiver jogando. Cada combinação deve ter ao menos duas cartas naturais para ser válida. Você pode adicionar trunfos para pontuar mais e fazer jogadas decisivas, como completar uma canastra de sete cartas.
1 Continue jogando até o monte acabar ou todos os jogadores baterem. Caso ninguém tenha batido até acabarem as cartas, o jogo continua, desde que alguém possa pegar a última carta jogada no lixo e usá-la em uma combinação nova ou já existente. Entretanto, nenhum jogador que tem apenas uma carta na mão pode pegar o lixo feito de só uma carta. O jogo termina quando um jogador com mais de uma carta na mão não possa pegar o lixo.
2 Calcule todos os pontos quando cada rodada chegar ao final. Você marca pontos para cada combinação que fez e perde pontos por qualquer carta que ficou na mão. Use os valores das cartas para calcular a pontuação total e anote. Lembre-se de incluir os pontos bônus! Quando terminar, embaralhe e dê as cartas para iniciar a próxima rodada.
3 Termine o jogo quando um time chegar a 5.000 pontos totais. Um jogo de canastra se joga em muitas rodadas, então mantenha a pontuação anotada. O primeiro time a fazer 5.000 pontos vence. Caso muitas pessoas chegarem nessa pontuação na mesma rodada, quem tiver mais pontos vence.
Olá, sou a professora Anna Cavalcanti e estou conduzindo a turma de Design de Animação e Moda neste desafio. A proposta é um jogo clássico e muito comum entre os idosos, sobretudo aqueles que ainda são bem ativos. Estimula o raciocínio, a cognição e concentração, além de ser divertido e um ótimo passa-tempo.
Meu nome é Louise Moura, curso Design de Moda e bolsista do Projeto Brinequo. Adorei a ideia pois é um jogo que é muito bem vindo para esse público e também estimula.
Olá, muito legal ter pensado nesse jogo, tenho certeza que o público ama jogos que buscam estimular o raciocínio por meio de uma atividade como esta.
Achei interessante, esse jogo já é muito conhecido entre os idosos então acredito que seria fácil para eles compreenderem mesmo que o jogo tenha algum tipo de adaptação para diferentes estímulos além do cognitivo.
Acho o jogo super interessante e já muito reconhecido dentro do público alvo. Creio que esse jogo possa auxiliar de uma forma construtiva com uma estimulação muito boa para a cognição, necessitando um grande período reflexivo durante a jogatina.
Achei a ideia muito interessante, pois se trata de uma atividade que estimula a memória por meio da recordação das regras do jogo.
Olá, sou a professora Shibata, participante do Projeto e estou conduzindo uma das turmas que estão desenvolvendo o desafio. O jogo é um clássico entre idosos e pessoas de diferentes gerações. Estimula socialização, estratégia e cognição. Você pode adaptar as cartas ao público idoso.
Meu nome é Heloisa, curso Design Gráfico e bolsista do Projeto Brinequo. Gostei muito dessa proposta pois é algo conhecido, que geralmente se joga em momentos de lazer e é preciso pensar bastante e ter um planejamento ao jogar, logo estimula bastante, ou seja, com esse jogo é possível juntar a diversão e o estímulo ao raciocínio entre os idosos, além de abranger diversos outros públicos.
Olá eu sou a Ana Valmorbida, bolsista do projeto Brinequo, achei bem interresante pois é um jogo que algumas pessoas dessa faixa etária ja conhecem, estimula o recionio, a concentração, é um otimo passa-tempo, ajuda na parte dos idosos se conhecerem mais, concentração...
Uma ideia muito legal já que esse jogo já é conhecido pelo público alvo. Talvez seria interssante adaptar as cartas para que eles se identifiquem mais com o jogo