Data: 06/06/2022
Objetivo
Trabalho decente e crescimento econômico
Gerar experiências para atrair e encantar o público
Após ir a campo, a equipe se reuniu em sala de aula para desenvolver a ferramenta de persona, mapa de empatia e brainstorming. Entende-se que a parte de observação foi essencial para apresentar um diagnóstico das oportunidades do local, e agora se deve trabalhar com a análise do público e geração das ideias em si.
Para a persona, os integrantes optaram por focar no público local, uma vez que ele pode vir a se tornar recorrente no estabelecimento, sem depender da sazonalidade oferecida pelo turismo (público da BR).
Com isso, foi desenvolvida uma persona com perfil característico joinvilense, que será utilizada posteriormente para questionar / validar as ideias: Talita, 30 anos, nascida em Joinville, casada com Marcos, que é paulista, de 36 anos. O casal possui um filho de 6 anos e um cachorro. Talita gosta de aproveitar o final de semana para passear com o filho, já que tem uma rotina muito exaustiva na indústria e não conta com tempo de qualidade com ele durante a semana.
Procura por entretenimento, segurança, gastronomia local e eventos para a família. Suas características são familiar / tradicional, cachaceira e carismática. Ela é mais extrovertida, analítica, leal e ativa. Tem superior completo em Ciências Contábeis, atuando na área, curte música sertaneja, assiste Greys Anatomy e prefere opções fáceis como o iFood a cozinhar. Consome marcas como Sinuelo, Relojoaria Klix, Valentina Boutique e Angeloni.
Sua principal motivação, que se relaciona com o Centro Comercial, é inserir o filho em ambientes que tenham a cultura de Joinville, com elementos que remetam à infância dela. A partir disso, as frustrações são: não ter opções de alimentação no ambiente; não poder aproveitar o filho com atividades diferentes; e não ter um espaço seguro para deixar o pet.
Após a construção da persona, a equipe utilizou o mapa de empatia para realizar uma síntese do público em geral. Nesta ferramenta, identificou-se que o público pensa e sente que não há opções diversificadas em Joinville para entretenimento. De forma geral, seu objetivo é melhorar o status de vida com segurança financeira, o que pode indicar um consumo bem planejado.
O público ouve e consome televisão (Jornal do Almoço - local), Netflix (streamings), redes sociais e YouTube. Faz e fala; gosta de programa em família / em casal, visitar a família, e apreciar boa gastronomia. Vê uma rotina engessada, sem muitas novidades. Suas dores são: não ser realizado profissionalmente e não oferecer um bom futuro para a família. Já as necessidades: ter mais segurança (financeira, saúde, ambiente) e tempo de qualidade.
Após o mapa de empatia, partiu-se para o brainstorming não focado na qualidade, mas sim na quantidade de ideias geradas.
Levantou-se que o público de Joinville aprecia as opções tradicionais de estabelecimentos, como o pastel do Rio da Prata, podendo percorrer quilômetros para encontrar essa opção num final de semana. Com isso, entende-se que seria uma oportunidade oferecer opções variadas na praça de alimentação do Centro Comercial, como fritas e outros petiscos. Então, surgiu a ideia de promover uma feira de artesanato com frios, vinhos e produtos artesanais como pão e geleia.
Pensando nas características atribuídas à cidade de Joinville, como Cidade das Flores ou Cidade das Bicicletas, elementos que estão presentes na história do local, também se pensou em firmar parceria com indústrias nascidas em Joinville para criar um museu / galeria com a trajetória delas partindo da cidade. Assim, poderiam ainda estar expostos produtos icônicos das indústrias para test drive do público. A atração estaria atrelada a uma parceria / investimento por parte das companhias no Centro Comercial.
No meio do brainstorming, a professora Isadora levantou um ponto que foi muito importante para a geração de ideias, questionando que o Centro Comercial deveria possuir uma atração por si só, e então as lojas no entorno teriam de se adaptar ao fluxo do público. Por conta disso, a equipe passou a considerar ainda mais o atual objetivo do local: voltar a ser uma referência turística de produtos de Joinville. Logo, pensando em disseminar a cultura da cidade e em gerar ganhos tanto turísticos como para os moradores locais - público que tem uma rotina monótona, se teve a ideia de oferecer principalmente experiências como agregador de valor do estabelecimento: como oficinas / workshops (open wine, sommelier, dança, cortes de carne, torra de café, cuca) e piqueniques (cesta fechada com produtos dos lojistas e marca do Centro Comercial - nova identidade visual).
As oficinas poderiam ser comercializadas individualmente por um valor específico, enquanto o consumidor teria ainda a oportunidade de participar de um clube / associação próprio do Centro Comercial (possibilidade de gamificação), pagando um valor mensal e tendo acesso exclusivo aos cursos. Já as cestas de piquenique / kits teriam pré-reserva, com uma ambientação mais romântica.
Inspiração de experiências Airbnb
Inspiração cesta piquenique