Data: 30/11/2020
Objetivo
Educação de qualidade
República culposa do Brasil e a proliferação de um conceito inexistente.
A ideia da nossa equipe foi aliar fatores e elementos que propagassem uma denúncia social, utilizando a nota de 3 reais - inexistente - assim como o estupro culposo.
Todavia, o conceito que criamos conta com uma representação proposital da cédula realista, como todas as outras que temos no Brasil. A proposta é sugerir que o próprio banco central do Brasil desenvolveu a nota de 3 reais, nos dando assim, de forma verdadeira, uma falsificação.
Como foi a própria justiça brasileira quem determinou o caso de Mari Ferrer como um "estupro culposo", criando assim um conceito totalmente falso, julgando-o como verdadeiro, aplicamos essa mesma ideia à cédula, inclusive utilizando o rosto do criminoso, André de Camargo Aranha. Aliás, seu rosto está inserido no lugar da mulher retratada na cédula, que é um símbolo da liberdade, muito utilizada e reconhecida durante a revolução francesa. Essa comparação - feita com ironia - remete ao fato de o estuprador ainda estar em liberdade.
O valor escolhido foi de 3 reais, devido ao conhecimento geral de que esse valor não existe; inclusive, até se tornou um ditado: "mais falso que uma nota de 3 reais".
Por conta disso, relacionamos o assunto do estupro culposo a algo que também não existe. É, de fato, uma falsificação sem fundamento, mas que não foi propagada como tal, e sim como algo oficial, como uma cédula verdadeira.
Assim, ao invés de apenas criar um valor novo de algo que existe, retiramos o valor já estabelecido.
A naja foi o animal selecionado por conta da perspectiva geral do senso comum, por ser um animal peçonhento, atribuído às pessoas que praticam atos falsos, marcados pela traição e pelo egoísmo, portadoras de uma natureza venenosa.
O sangue é para simbolizar que é dinheiro sujo, visto que todo o conceito gira em torno da violência contra a mulher.
Por fim, as outras referências embutidas na nota foram colocadas pra reforçar a falta de ética e moral do sistema judiciário brasileiro.
Foi desafiador a construção dessa cédula, principalmente expressar todos os conceitos que tínhamos visados para este tema, porém conseguimos implementar através dos elementos e torna-la ao mesmo tempo, limpa visualmente. <3 parabénx time!
Falar sobre isso é muito necessário! Gostei muito de desenvolver com vcs, time :)
Nada melhor para representar um conceito falso sem embasamentos que se tornou real. Do que com uma nota falsamente verdadeira para estabelecer a ridicularidade desta situação e da republica brasileira.