Data: 04/09/2023
Objetivo
Saúde e bem-estar
O labirinto tátil foi concebido com o propósito de proporcionar às crianças com deficiência visual a oportunidade de participar de uma brincadeira popular da infância, permitindo-lhes acesso a atividades recreativas amplamente apreciadas.
*Informação relevante: A plataforma está cortando a imagem :( Equipe: Karolaine, Kizla e Melyssa Design Programação Visual - Univille
Olá Karolaine e equipe. Sou a profa. Adriane Shibata, do projeto Brinequo. As propostas de inspiração adicionadas, que trabalham com informações táteis são bastante relevantes para o desenvolvimento sensorial de crianças cegas. Importante apresentar diferentes texturas para que elas possam observar suas diferenças. Com relação à imagem da plataforma, procurem salvar com outro nome e evitem espaços e símbolos.
Os exemplos de inspiração foram bem interessantes, considerando que o objetivo é estimular a percepção tátil. Isso associado a cores e objetos podem ser utilizados por aqueles com baixa visão, reforçando o processo de aprendizado. Gostei das propostas feitas com materiais acessíveis, pois pode ser replicada nas instituições com facilidade.
Muito legal a ideia! O jogo em si já é muito divertido, mas também será ótimo para o desenvolvimento sensorial. É um jogo que pode ser replicado diversas vezes com materiais acessíveis pra cada pessoa
Gostei bastante das opções do brinquedo, principalmente daqueles feitos com material sustentáveis e/ou acessíveis.
A ideia de criar um jogo baseado em um labirinto tátil para crianças com deficiência é inspiradora demais! Além disso, essa proposta pode não apenas aprimorar as habilidades cognitivas e sensoriais das crianças, mas também promover a empatia e a compreensão em outras crianças que interagem com elas, criando um ambiente inclusivo e acolhedor.
Oi gente, achei genial, parabéns!!
Ótimas ideias, gostei bastante do brinquedo ser tátil para estimular o sentido das crianças
Trabalhar com o tato é muito importante, uma vez que é um dos sentidos mais explorados pelas crianças, acho que da pra fazer um projeto bemmm bacana, boa sorte.
Muito legal!! Entregaram tudo e mais um pouco.
Já vi diversas atividades táteis para crianças e é uma forma muito interessante de estimular e ensinar. Além de criar uma conexão com o material é possível ensinar sobre reciclagem, biologia, lógica, etc.
Olá, meu nome é Kizla, sou bolsista do projeto Brinequo. Com a minha equipe tivemos como principal inspiração brinquedos que contribuísse com o desenvolvimento sensorial das crianças por meio de texturas. Estamos empolgadas para desenvolver o brinquedo :)
Bem legal a ideia, acho que trabalhar com estímulos táteis, é a forma mais pratica para trabalhar com esse publico alvo, tornando assim o projeto bem factível. Além do mais que deve ser muito legal trabalhar na criação de texturas.
Muito bem explicado e exemplificado, a ideia parece ja bem encaminhada.
Interessante a ideia de vocês, muito bem desenvolvida a inspiração.
As percepções do tato são bastante importantes. É bom associar as texturas com as cores, mudando as duas juntas por exemplos, outra coisa é que para deficiências que não são visuais, todas as texturas servem mas quando é para alguém que depende do tato para ver o mundo as texturas muitos ásperas (lixa por exemplo) pode atrapalhar em longo/médio prazo pois podem fazer com que a sensibilidade possa se perder.
Olá, pessoal! Sou a professora Karla, coordenadora do Brinequo e também do Programa Matura ;-) Muito bacana a proposta. A atividade pode explorar também a questão do desafio e por níveis de dificuldade, dessa forma, vocês podem fazer com que o brinquedo seja ainda mais estimulante, dando a possibilidade de "passar de fase" - sugiro que vislumbrem possibilidades de "customizar" o brinquedo de acordo com a faixa etária da criança. Pensem na questão de encaixes, higienização, tamanho e texturas.
Ideia interessante e bem pensada. parabéns!
Proposta interessante, principalmente pelo objetivo de promover autonomia, pensando até na vida adulta.
Proposta interessante, principalmente pelo objetivo de promover autonomia, pensando até na vida adulta.
Oi, eu sou a Maria Eduarda, instrutora de Equitação da Equoterapia. Boa proposta mas tem que cuidar com a higienização das texturas.
Bom dia, sou Gisselle fisioterapeuta da Equoterapia Chaleira Preta, labirinto legal. Nossos praticantes, adoram esse tipo de atividades. Trabalhar o raciocínio e desenvolvimento cognitivo é sempre importante.
Acho os jogos táteis muito legais, e para esse publico é a coisa mais importante para integra-las na brincadeira. Bacana focar nisso
Sou bolsista do projeto Brinequo, fui responsável também de personalizar brinquedos táteis para crianças. Muitooo bacana!
Ideia boa demais, utilizar texturas sempre é muito divertido e estimula muito os sentidos, tem tudo para dar certo!
Muito bacana, trabalha muito bem com o sensorial humano.
Muito interessante, acredito que vá ficar muito bom na prática
O desenvolvimento sensorial de crianças com deficiência visual é altamente importante. Essa estimulação é essencial para promover um crescimento saudável e independência. O projeto de vocês será não apenas um jogo, mas também um exercício.
Ideias muito interessantes, trabalhando não só o tátil para quem tem algum nível de deficiência visual mas para o público infantil em geral também.
Que show, muito legal utilizar as texturas para estimular a percepção tátil. Parabéns
A proposta é super interessante. Acredito que o público vai curtir o jogo.
Amei a ideia de estimular o tato.
Muito legal e criativo, uma forma muito interessante de estimular o desenvolvimento sensorial das crianças.