Data: 29/08/2022
Objetivo
Saúde e bem-estar
Jogo que preenche palavras em um tabuleiro a partir de dicas que remetam à palavra submetida.
Jogo que busca estimular a memória, a questão cognitiva e a lógica a partir de dicas proporcionadas pelo jogo para que o participante possa refletir e raciocinar quais são as letras que venham a formar a palavra determinada. Ao preencher a palavra, ela servirá como dica para outras novas palavras que venham a formar.
Uma versão alternativa do jogo é realizar um tabuleiro com as palavras cruzadas a partir de informações e conteúdos que venham a agradar a população 60 mais, de forma que o publico alvo se sinta estimulado a participar do jogo e interagir com outras pessoas. Dessa forma, por exemplo, seria possível realizar uma versão de livros de receitas com palavras cruzadas com palavras que venham a compor os ingredientes de alguma receita.
O tabuleiro seria preenchido com pecinhas com as letras de forma a preencher as palavras
Ajuda na ortografia; ao estimulo de pensar mais rápido para obter as respostas; aumentam a memória de trabalho por mais tempo o cérebro; estende o vocabulário, de forma a compreender melhor a língua portuguesa; propõe um incentivo a solucionar um problema proposto pelo jogo; são jogos mais acessíveis, fáceis de serem compreendidos e pode ser jogado por qualquer integrante; protege contra maior disfunção cognitiva;
O jogador realizará a leitura de uma das dicas e, a partir disso, deve refletir quais palavras venham e encaixar no espaço determinado. Caso as letras venham a compor o espaço, significa que o jogador possa ter acertado.
Uma forma de validar é realizar a leitura de outra dica que tenha uma palavra que cruze com alguma letra da palavra anterior e, caso a palavra venha a encaixar com a letra da palavra anterior, significa que elas estão corretas.
É interessante ter um gabarito impresso com as palavras corretas nas devidas posições, porém ela precisa ser consultada por um terceiro, já que o jogador já teria acesso prévio as respostas antes mesmo de finalizar o tabuleiro.
Oi Gabriel! Eu adoro esse jogo! E, minha mãe, uma idosa de 70 anos, AMA! Isso porque ela gosta muito de ler e tem um ótimo vocabulário. Geralmente, os idosos que eu conheço gostam muito!
Esse jogo parece bem legal! Imagino os idosos usando com toda a família, até as crianças mais jovens :)
Olá, sou a professora Anna Cavalcanti e estou conduzindo a turma de Design de Animação e Moda neste desafio. A proposta é bem interessante, pois é um jogo adepto entre idosos, estimula o raciocínio, concentração e enriquece o vocabulário. A ideia de associar às atividades da vida diária é excelente para idosos que começam a apresentar problemas senis.
Oi Gabriel, amei essa proposta pois já é um jogo tradicional que os idosos já tem familiaridade, ele enriquece o vocabulário, e estimula a memória.
Amei o jogo! Conheço muitos idosos que gostam de palavras cruzadas, acho que nesse estilo "tabuleiro" o jogo acaba ficando ainda mais interessante. O estímulo do vocabulário pode ser divertido, além de instigar a memória dos jogadores ao pensar em novas palavras.
Olá, sou a professora Shibata, participante do Projeto e estou conduzindo uma das turmas que estão desenvolvendo o desafio. Muito legal, Gabriel! E a associação com itens do dia a dia será muito bom para o desenvolvimento deles.
Olá Gabriel! sou a Karla, professora do design e também coordenadora do Matura. A ideia das palavras cruzadas é bem interessante, vejo que precisa pensar bem no tamanho das peça e nas informações para que ambos possam dar uma boa legibilidade ;-)