Data: 07/08/2023
Objetivo
Saúde e bem-estar
O desafio visa criar e viabilizar artefatos para estímulos cognitivos e motores dos idosos
Um jogo de 2 a 4 jogadores que estimula a coordenação motora, estratégia e interação social. O objetivo do jogo é encaçapar as bolas predeterminadas, com auxílio das mãos.
Este projeto visa criar um brinquedo tátil que desafia pessoas com mais de 60 anos a identificar objetos apenas pelo toque, promovendo a estimulação sensorial.
Atividades motoras individuais ou em grupo para pessoas 60+
Jogo de perguntas e respostas com temática retrô
Super trunfo com pessoas influentes da geração 60+
Sinuca de mão
Uma nova forma de jogar futebol com botões.
Jogo de palavras
Jogos, atividades
Trazer dois jogos que já estão inseridos no universo lúdico do público 60+ e mistura-los, afim de criar algo novo. Fazendo assim, um jogo novo, com conceitos e peças clássicas.
Buscamos ideias de jogos que estimulem a concentração, o raciocínio, a coordenação motora, a atenção, a psicomotricidade, a identificação de cores ou figuras, a habilidade viso-motora, a socialização dentre outras habilidades
Nosso grupo escolhido foi o DESAFIO 60+ tendo como foco idosos do projeto MATURA que é realizado na Univille e tem por foco a interação dos idosos com pessoas da mesma faixa etária. Escolhemos esse projeto pensando em jogos para estimular as lembranças, memórias, espírito competitivo e socialização dos mesmos.
Conciliar a atividade física e cognitiva de uma forma dinâmica
Adaptação de um jogo desafiante e divertido!
Jogo de cartas com dicas e imagens para adivinhar
Simplificar a sinuca, na tentativa de torná-la mais acessível para quem possui limitações físicas ou motoras
Bocha feita em um tabuleiro, para pessoas 60+
Jogo inspirado no jogo Dobble
Até 4 participantes disputam para ficar sem peças por primeiro em seu campo.
Adaptação do jogo super trunfo, para pessoas 60 +, fazendo referencias a personalidades famosas da época dessas pessoas. Com o objetivo de despertar memorias afetivas
Uma caixa com objetos e texturas diferentes com elementos de uma história. Os jogadores podem explorar a caixa, pegar um objeto e criar uma narrativa com base no que sentem.
Será elaborado um jogo de cartas inspirado na dinâmica de Gartic, sendo considerados níveis de complexidade para que seja estimulada a competitividade entre os jogadores e que atenda as mais diversas necessidades físicas e mentais.
Jogo de cartas para pessoas idosas baseado no jogo perfil
Ideação do projeto do jogo de tabuleiro
pensar e agir
O tabuleiro do jogo é colorido e possui um caminho em espiral que representa a jornada para a vida saudável. Os jogadores se movem pelo tabuleiro, tentando alcançar o centro da espiral, que simboliza o bem-estar. O caminho é intercalado com casas coloridas que representam desafios e exercícios que os jogadores devem realizar quando pousam nelas. Esses desafios incluem alongamentos, polichinelos, agachamentos e outros exercícios simples.
O jogo "Rabisco" foi criado, com tema de objetos do cotidiano e fáceis de desenhar para todos os públicos
Implementação
O jogo consiste em um baralho de cartas, cada uma delas com uma posição de yoga ou algum exercício físico ilustrado e uma descrição simples das instruções para a postura.
Mesa de sinuca adaptada.
Mesa de sinuca adaptada
Tabuleiro que utiliza elásticos para posicionar uma peça dentro do espaço do adversário
Jogo de cartas que adapta o jogo super trunfo para pessoas 60 +, fazendo referencias a personalidades famosas da época dessas pessoas, com o objetivo de despertar memorias afetivas nos jogadores e criar conversas nostálgicas.
Foi desenvolvido um jogo de cartas para o público 60+, trabalhando a memória e aspectos de nostalgia
Após todo o processo de desenvolvimento a caixa foi criada com o intuito de estimular a criatividade, juntamente com o sentido do tato dos 60+
De 28/08/2023 a 18/09/2023
De 25/09/2023 a 06/11/2023
De 30/10/2023 a 18/12/2023